Como registrar domínio no Brasil

Ter seu endereço na internet é fácil
Ter seu endereço na internet é fácil
 
Um domínio é uma etiqueta de identificação que você pode usar para deixar que as pessoas acessem e encontrem o seu site na Internet. Cada domínio está ligado a um (ou vários) endereços IP que são compostos apenas por números. Você pode pensar em um endereço IP, como o seu nome e o domínio como um apelido. Ambos irão ajudar o público a entrar em contato com seu site, mas um apelido tornará mais fácil para as pessoas encontrarem e conhecerem suas páginas. 

 

  • Credibilidade Se você possui um negócio, um domínio ajuda a sua marca a tornar-se mais facilmente reconhecida e confiável na web. URLs genéricas fornecidas por serviços de hospedagem gratuita como http//www.blogger.com/yourwebsite não dão a ideia de uma entidade profissional, confiável - essencialmente porque são gratuitos.

  • Investimento na Marca Ao comprar um domínio para o seu site, você possui a propriedade de algo que está relacionado ao seu negócio, sua estratégia de marketing, sua empresa ou qualquer outra coisa que está ligada a você. Ao registrar o domínio, você também impede que alguém use esse endereço da web no futuro.

  • Força da Marca Ao registrar vários domínios para o site (por exemplo, MasterNewMedia.com, MasterNewMedia.com.br, MasterNewMedia.net.br), você pode proteger sua marca contra os concorrentes maliciosos que podem oferecer conteúdo, aproveitando o seu nome, mas por uma extensão de domínio diferente. Ao registrar esses domínios complementares você se assegura de uma presença mais forte e que é mais difícil de se atacar.

Existem basicamente duas formas de registrar domínios, em duas "entidades registradoras". Uma delas é a ICANN, uma organização de grande porte em todo o mundo, sem interesses comerciais que gera e controla como os domínios são usados em todo o globo, (exemplo: www.nokia.com), ela tem diversos representantes no mundo todo que podem vender e colocar em funcionamento um domínio, os preços variam de acordo com cada vendedor, alguns podem fazer o registro gratuitamente se você contratar um plano de hospedagem, se quiser fazer esse tipo de domínio pesquise no Google por dominio .COM.

A outra entidade que pode fazer registros de domínio, e a única que faz os registros usando o .BR ao final do domínio, é a REGISTRO.BR ( www.registro.br ). Nós agora faremos uma explicação mais detalhada de como efetuar seu registro nessa entidade e também está abaixo um vídeo explicativo mostrando o processo de registro.

 

 

Os passos são os seguintes:

  1. Passo - Faça uma pesquisa em www.registro.br para saber se o domínio que você deseja registrar está disponível, é só digitar o nome completo na caixa PESQUISAR;

  2. Passo - Caso o domínio que você deseja registrar, estiver disponível, crie uma ID (IDENTIFICAÇÃO) que é feita no nome de uma pessoa física sempre, acessando REGISTRO e depois em NÃO POSSUO IDENTIFICAÇÃO; 

  3. Passo - Preencha o formulário e ative a sua conta depois de receber o e-mail de confirmação com sua ID; 

  4. Passo - Novamente no site www.registro.brclique no item de menu REGISTRO e informe o ID e senha que foi feito anteriormente; 

  5. Passo - Agora você está dentro de sua conta e pode registrar diversos domínios com esse mesmo ID, inclusive de tipos diferentes, como institucionais e de pessoa física. Faremos agora um de pessoa física e para isso clique na parte superior direita da tela dentro do menu NOVOS DOMÍNIOS, no item PESSOA FÍSICA.

  6. Passo - Clique em CONCORDO ao aparecer o contrato e depois também informe todos os dados do formulário, menos os dados abaixo de DNS, esses serão informados pelo seu ID técnico, que no caso da LattinMedia é o CLT24 no campo COBRANÇA você pode informar o seu ID ADMINISTRATIVO novamente,caso já tenha os dados de DNS é só informar em seus respectivos campos, normalmente são dois endereços apenas, MASTER / SLAVE1, depois disso seu domínio já está pronto e em breve você deve receber um boleto por e-mail que deve ser pago em menos de 72 horas;

Saiba que a cobrança do domínio vem por e-mail em um boleto bancário, mas isso só é enviado após informarmos o campo DNS, e essa informação só temos depois de contratar um serviço de hospedagem, que de maneira grosseira pode ser descrito como um local "alugado" dentro de um servidor que está ligado a internet.

No artigo "Como contratar um servidor de hospedagem" continuaremos a descrição dessa parte que diz respeito a contração do servidor de hospedagem, mas que está diretamente ligada ao registro do domínio, pois o DNS é fornecido após a contratação do servidor.



 

 
share this item
facebook googleplus linkedin rss twitter youtube
item hits
Lido 4372 vezes
Itens relacionados (por tag)